PARAMETROS BÁSICOS DA QUALIDADE DE ÁGUA

O SAAE desenvolve um conjunto de ações integradas e descentralizadas, que visam obter e garantir a potabilidade da água. Para isso, há um constante trabalho de pesquisa, avaliação e normatização de procedimentos, métodos e equipamentos, com ganhos significativos para empresa e cliente: Melhoria da qualidade dos serviços e produto. Redução dos custos, através de processos que melhoram a produtividade e qualidade. Personalização da empresa como empresa confiável.

ÁGUA BRUTA

No Monitoramento da qualidade da água bruta, são feitas, mensalmente, análises físico-químicas e bacteriológicas pelo laboratório municipal situado na própria estação de tratamento e cianobactérias e agrotóxicos por Laboratórios em Salvador, visando manter a qualidade da água dos mananciais de abastecimento, dentro dos padrões estabelecidos pela RESOLUÇÃO 020 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente.

PRODUÇÃO

Na ETA, o laboratório de processos realiza de 2 em 2 horas análises físico – químicas para avaliar a melhor dosagem dos produtos químicos, utilizados para tratamento conforme a legislação em vigor.

DISTRIBUIÇÃO

O cloro recebe um controle de dosagem para assegurar um residual de 0,2ppm em pontos da rede de distribuição, teor capaz de garantir a ausência de coliformes fecais e totais, indicadores da presença de microorganismos patogênicos, causadores das doenças de veiculação hídrica, tais como, hepatite, gastroenterite, verminoses e, inclusive, o cólera. Além deste controle de dosagens, são realizadas análises para avaliação da qualidade sanitária da água distribuída.

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA

Nos reservatórios e redes de distribuição, é realizado o monitoramento da água tratada através de análises físico-químicas – cor, turbidez, residual de cloro, flúor, pH, teor de ferro e alumínio; exames bacteriológicos; pesquisas de agrotóxicos e de metais pesados, realizadas semanal, mensal e semestralmente conforme determinação da Portaria nº 518, de 25 de março de 2004.

ÍNDICE DA QUALIDADE DE ÁGUA

O laboratório é devidamente estruturado para realizar análises, sendo o total de amostras a serem coletadas por mês, determinado de acordo com o tipo de sistema de abastecimento utilizado e o total da população abastecida. Dos resultados destas análises, surge o IQA – Índice da Qualidade da Água, um indicador gerencial de alto grau de confiabilidade que visa a identificação imediata de quaisquer irregularidades, apontando para a prioridade de atuação no sistema produtivo e otimização do processo de tratamento e controle.

500x500